terça-feira, 7 de setembro de 2010

Clonagem Terapêutica

    A clonagem terapêutica não se difere demasiadamente em relação à clonagem reprodutiva. A principal diferença entre as duas está na finalidade de seus procedimentos.
    Na clonagem reprodutiva  o objetivo principal é produzir um indivíduo idêntico àquele que doou sua célula somática.
   O processo de clonagem reprodutiva  baseado na  transferência nuclear pode ser esquematizado da seguinte maneira:
Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiH_PxQiKK6wIoL7x9QSWf7GT3wKIKwv-32vyVDHkOt6UErvS-vwIL6TIZx-XVh7YSe6ZbdnHYAG1eit818gM1y4sDl_rJ1XwHhJgFXdBEsfOmGbzxmzwlQolGs0Ighj1g74M-zDX3bBTI/s400/clonagem_dolly.gif

    Como pode-se observar, uma determinada  ovelha doa um óvulo –do qual é retirado os cromossomos-, e uma outra doa uma célula somática,  que será fundida com o óvulo por eletricidade. Assim, as células implantadas começam a sofrer divisões e transformam-se num embrião que é implantado no animal doador do óvulo. Assim, o animal gerado será geneticamente idêntico àquele que no processo, doou sua célula somática.
     Embora o procedimento seja de fácil entendimento, realizar uma clonagem requer muitas tentativas, pois  após o implante da célula dentro do óvulo, este deve ser recolocado no útero do animal doador. A maioria dos animais hospedeiros aborta os embriões implantados, fazendo com que cientistas necessitem de um grande número de implantes para que se prossiga ao menos uma gestação normal.Vale ressaltar que  existem outros problemas, que podem ser vistos em outros textos presentes nesse blog.

    Tendo um conhecimento generalizado do que ocorre na clonagem reprodutiva, pode-se introduzir à técnica de clonagem terapêutica e seus objetivos.
    Nesse tipo de clonagem, a cópia de células humanas é utilizada para fins terapêuticos, e foi realizada com êxito pela primeira vez  pela empresa de biotecnologia Advanced Cell Technology, no estado de Massachusetts, EUA, em 2001.
    Ao contrário da clonagem reprodutiva, o óvulo fecundado com a célula do doador não retorna ao útero do hospedeiro. Ele é utilizado para produção de células – tronco embrionárias, em meio in vitro, com o intuito de gerar tecido ou órgão para transplante. Com isso, é possível utilizar esses tecidos ou órgãos saudáveis para curar doentes. Por exemplo, se um paciente tem problemas cardíacos, é retirado dele, células sadias que vão ser introduzidas num óvulo por meio de uma descarga elétrica. Do embrião cultivado por cerca de 7 dias extrai-se as células-tronco que passam por um processo de diferenciação e transformam-se nesse caso,em células cardíacas, as quais serão implantadas no paciente.
    Vale lembrar que as células-tronco adultas não são capazes de se transformarem em qualquer tecido, isso é feito somente por células - tronco embrionárias.
No seguinte esquema, é possível observar os principais passos para realização da clonagem terapêutica:

    

      Pontos negativos e polêmicas relacionadas à técnica:


       A notícia de que foi possível realizar a clonagem terapêutica com sucesso tão precocemente, mostrou o quanto a sociedade ainda não está preparada para lidar com a clonagem. Mesmo que  o diretor da empresa Advanced Cell Technology, Dr. Michael West, tenha garantido “ que o objetivo de suas análises são exclusivamente para fins terapêuticos e não de reprodução, isto é, a geração de clones humanos, a reação da sociedade foi de reprovação.” Livro: Biotecnologia simplificada, pag: 117.cap:6.
A técnica de clonagem terapêutica é uma ótima solução para pessoas que sofrem de problemas os quais podem ser resolvidos pela introdução de células novas para reparar a função de  um determinado órgão ou tecido. Porém, essa possui grandes limitações:
  •      Essa técnica não seria adequada aos pacientes que possuem doenças de causa genética, pois, o gene que gera tal anomalia estaria presente em suas células- tronco da mesma maneira;
  •     Se caso fosse necessário a utilização de células de outro indivíduo, deve-se levar em conta a questão da compatibilidade e índices de rejeição que o paciente pode sofrer;
  •      É  uma técnica muito cara;


   Além dessas e de outras questões polêmicas relacionadas à clonagem terapêutica, ainda há um fato que perturba muitas pessoas:
   No processo de extração de células-tronco embrionárias, há a interrupção do desenvolvimento do embrião; são coletadas as células necessárias e o restante é descartado. Os cientistas ao fazerem isso, estariam tirando uma vida? Isso é um ato ilícito?Para muitos, o embrião não passa de um amontoado de células, para outros ele já é considerado uma vida pois a fecundação já marca o início da existência de um ser. Quem está com a razão nesse julgamento?
   De acordo com a Lei de Biossegurança, aprovada em 1995, a clonagem de embriões humanos, seja ela, para fins reprodutivos ou terapêuticos é proibida no Brasil.




By: Mariana Marques F. de Souza =]

Referências:

BORÉM, Aluízio. Biotecnologia simplificada. 2°Edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário