Embora este blog, tenha suas informações direcionadas à clonagem, deve-se ressaltar duas palavras que estão presentes na maioria dos textos relacionados à genética e à clonagem: células-tronco. O texto a seguir, mostrará algumas informações principais sobre as células-tronco, com o intuito de que haja maior entendimento de todos os textos contidos no blog.
Células -tronco são aquelas capazes de produzirem uma cópia idêntica da original, com o potencial de diferenciação em vários tecidos.
Podem ser divididas em dois grupos: embrionárias e adultas.
São classificadas em :
Totipotentes: são capazes de diferenciarem-se em todos os tecidos que formam o corpo humano, incluindo a placenta e anexos embrionários;
Multipotentes ou pluripotentes: capazes de diferenciarem-se em quase todos os tecidos humanos, excluindo a placenta e anexos embrionários;
Unipotentes: se diferenciam em um único tecido;
Oligotentes: se diferenciam em poucos tecidos.
As células-tronco embrionárias pertencem ao grupo das totipotentes, e por tanto, são capazes de se diferenciarem em todos os tipos de tecidos existentes no corpo humano. Já as células adultas são pertencentes ao grupo das pluripotentes, possuem capacidade de diferenciação reduzida e relação às células supracitadas. As células-tronco são obtidas por clonagem terapêutica, ou coletadas do próprio corpo humano (pelo sangue do cordão umbilical, pela medula óssea).
Mais informações nos links a seguir:
By: Mariana Marques =]
Nenhum comentário:
Postar um comentário